Entre os dias 1º e 6 de agosto, acontece a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento promovido pela Igreja Católica que propõe uma integração entre os jovens do mundo inteiro. Este ano, o evento ocorre em, Lisboa, Portugal – será a JMJ Lisboa 2023. A Fundação O Pão dos Pobres terá como representante Jeferson Forneck, que atua pela Pastoral na Instituição, que acompanhará as atividades in loco.
A JMJ é um evento que conta com a presença do Papa Francisco. O Santo Padre é quem escolhe o local e o tema da JMJ, que este ano parte da citação bíblica “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).
Trecho da mensagem do Papa Francisco ressalta que o tema de 2023 vem dar sequência a uma caminhada iniciada na JMJ do Panamá, continuada nos eventos seguintes, que têm em comum o verbo “levantar-se” em seus lemas, palavra que significa também «ressuscitar», «despertar para a vida».
“Nesses últimos tempos tão difíceis, em que a humanidade já provada pelo trauma da pandemia, é dilacerada pelo drama da guerra, Maria reabre para todos e em particular para vós, jovens como Ela, o caminho da proximidade e do encontro. Espero e creio fortemente que a experiência que muitos de vós ireis viver em Lisboa, no mês de agosto, representará um novo começo para vós, jovens, e, convosco, para toda a humanidade,” afirma o Santo Padre em sua carta.
A JMJ é um evento que reúne jovens do mundo todo para momentos de dinâmica, diálogo, oração e espiritualidade. Em sua participação, Jeferson tem por objetivo fazer a representatividade da Fundação, levando também as intenções dos colaboradores da Instituição. “A ideia é que a pessoa que se sentir confortável em fazer uma prece ou inserir seu nome, ou o nome de uma pessoa próxima sua, encaminhe sua intenção, que levarei comigo para incluir nas orações do Papa Francisco”, destaca o agente da Pastoral.
A JMJ de 2023 é a primeira a ser realizada presencialmente depois da pandemia de Covid-19. O evento já aconteceu no Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro (JMJ Rio 20130).