RELATÓRIO SOCIAL 2022-2023

Transformando vidas, impactando histórias

Neste documento, apresentamos o nosso Relatório Social do ano de 2022 e o parcial de 2023.
Com o objetivo de simplificar a comunicação e diminuir, com o passar do tempo, nossas impressões em papel, observando questões ambientais e sustentáveis, teremos apenas a versão online destas edições. O Relatório Social 2022-2023 pretende mostrar nossas ações do ano passado, e as iniciativas que estão sendo desenvolvidas em 2023.

Você pode conferir cada um de nossos projetos, selecionando-os pelo menu, ou rolar a tela e acompanhar a sequência de nossas ações.

SOBRE

A Fundação O Pão dos Pobres executa programas, projetos e serviços na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, em especial com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Missão

Potencializar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioassistenciais.

Solidariedade

Transparência

Respeito à diversidade

Ética

Responsabilidade social e ambiental

Princípios cristãos

Desenvolvimento Integral

Voluntariado

Campanha Institucional 2019

MENSAGEM DA DIRETORIA

Em 128 anos de história, são inúmeras as realidades de vidas transformadas. A cada criança, adolescente ou jovem que chega à Fundação O Pão dos Pobres, o impacto social reverbera em suas famílias e comunidades. Estimamos que mais de 95 mil jovens já passaram por aqui. Considerando uma família constituída por quatro pessoas, são 380 mil pessoas que, de alguma forma, foram impactadas pela nossa responsabilidade social.

Sempre atento em manter-se fiel a sua finalidade fundacional nos seus princípios educacionais e sociais o Pão dos Pobres atravessou décadas, renovando seu propósito e adaptando-se aos cenários de cada época. Em seu nascedouro, em 1895, acolheu, primeiramente, órfãos e viúvas. Hoje atende àqueles que mais precisam e por meio dos projetos desenvolvidos: o Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral e a Aprendizagem Profissional.

Trata-se de um desafio diretamente proporcional à vulnerabilidade dos nossos públicos. Afinal, para transformar realidades tão complexas e duras é fundamnetal oferecer-lhes - e muitas vezes até apresentar-lhes - confiança, amor, dignidade e respeito a partir de uma educação saudável integral, ou seja, física, intelectual, ética, moral, social e religiosa

Mesmo após quase três anos atípicos, com o mundo em estado de isolamento social e restrições de atendimentos presenciais devido à pandemia pela Covid-19, o Pão dos Pobres nunca interrompeu seus serviços essenciais. Alguns ajustes de cronogramas de cursos foram necessários, mas tudo foi se encaminhando adequadamente. Foi por mérito do apoio da sociedade e de órgãos públicos que conseguimos atravessar esse período de incertezas.

E foi graças às muitas doações em valores pecuniários, provenientes do IRRF (via Funcriança) de pessoas físicas ou jurídicas, via PIX, boleto bancário, de doações por herança de imóveis, de bens móveis e valores em dinheiro que chegamos em 2023 firmes, fortes e unidos. No que diz respeito ao cotidiano de atividades, temos os subsídios importantes como os convênios com a Prefeitura Municipal, no Acolhimento Institucional e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e as parcerias com as empresas na profissionalização dos jovens aprendizes.

Nossos atendidos não são números. São vidas,histórias e realidades que podem e são transformadas no Pão dos Pobres. Esse é o sentimento de toda a equipe de profissionais que fazem parte da instituição, e todos os resultados obtidos são comemorados.

Assim também acontece com a sociedade: que todos nos sintamos recompensados pelo bem que constatamos em cada vida transformada.

Irmão Albano Thiele
Diretor Geral

Corpo Diretivo

Irmão Albano Thiele - Diretor Geral
Irmão Flávio Azevedo - Diretor Administrativo

TRANSFORMANDO VIDAS E HISTÓRIAS

Nossa missão é transformar a vida de todas as crianças, adolescentes e jovens que passam por aqui. Não fixamos nosso olhar nos desafios, mas em cada realidade que pode ser transmutada a partir de nosso trabalho.

Os cursos de profissionalização da Aprendizagem Profissional, as rotinas de interação das crianças e adolescentes que estão no Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral, e a vida nas Casas de Acolhimento Institucional nos faz ter e fortalecer nossa crença de que, a cada vida transformada, nos aproximaremos de uma sociedade mais justa e humanitária.

RELATÓRIO 2022-2023

O ano de 2022 foi de reencontro com um "novo normal". As transformações nas rotinas e até no modo de conviver e reagir ao contato social depois de quase dois anos de isolamento e distanciamento exigiu muita criatividade, envolvimento e resiliência de toda a sociedade. Não foi diferente com as nossas equipes e de todos os nossos stakeholders. Porém, o Pão dos Pobres não suspendeu suas atividades em nenhum momento.

Atendidos do SCFV e EI e da Aprendizagem interagiram no formato virtual, mas também tiveram a oportunidade de bate-papos com palestrantes que abordaram, entre outros temas, a saúde mental. As crianças e jovens das casas de acolhimento seguiram com todas as atividades realizadas presencialmente, sempre respeitando os protocolos vigentes, cumprindo por eles, pelos educadores sociais e pelas equipes técnicas. Os andamentos nos processos dos acolhidos e as audiências concentradas foram mantidas de forma remota durante o período de distanciamento.

Alcançamos o ano de 2023 com muitos novos aprendizados, energias, necessidades e demandas represadas. Comemorações como a Páscoa e a tradicional Festa de Santo Antônio tiveram um novo significado: de reecontro e de união para um novo momento.

A entrega da primeira etapa da fachada restaurada no dia dos 128 anos do Pão trouxe, além de um novo visual, uma nova vitalidade para o Pão dos Pobres. Seus atendidos, colaboradores e toda a sociedade receberam de volta o prédio histórico tombado à cena da capital gaúcha com muito carinho e expectativa.

Havia seis anos que a frente principal da edificação estava coberta por tapumes devido ao restauro realizado pelo Studio 1 Arquitetura, sob o comando do arquiteto Lucas Volpatto. A frente do prédio, posicionada para as avenidas Praia das Belas e Borges Medeiros, foi iluminada pela primeira vez no dia 15 de Agosto de 2023, e tem mostrado o resultado da fase inicial da requalificação da fachada principal desde então, diarimente, até às 22h. Metade do projeto foi concluído e a instituição vem buscando apoio para dar andamento às próximas etapas de restabelecimento total do edifício, que é tombado desde 2004 pelo município de Porto Alegre devido à peculiaridade e riqueza de suas caracrterísticas arquitetônicas e também pela sua importância histórica

COMO APOIAR

O Pão dos Pobres é mantido por pessoas físicas e jurídicas que nos ajudam em diferentes frentes. Há várias maneiras de ajudar:

- Pessoas Físicas (por meio de boletos, alimentos e valores entregues na portaria)

- Pessoas Jurídicas (por meio de doações ou parcerias em projetos)

- Doações via IRRF (Funcriança), programa Nota Fiscal Gaúcha

- Parcerias com a FASC e Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura de Porto Alegre, locação de imóveis

- Inscrições em editais

- Há, ainda, como forma de auxílio ao Pão dos Pobres, o voluntariado. Em 2022, tivemos XX no total, e em 2023 contamos com XX até o mês de Agosto.

Confira no nosso site www.paodospobres.org.br a melhor forma para você ou sua empresa ajudar o Pão dos Pobres.

a melhor forma para você ou sua empresa ajudar o Pão dos Pobres.

ATENDIMENTO E PROJETOS

A Fundação O Pão dos Pobres executa programas, projetos e serviços na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, em especial com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Construção de projetos de vida: essa é a base em que se alicerçam os três eixos de trabalho do Pão dos Pobres. Conheça cada um deles:

  • Programa de Aprendizagem Profissional
  • Serviço e Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral
  • Acolhimento Institucional
  • ATENDIMENTO E PROJETOS

    APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

    O programa de Aprendizagem Profissional do Pão dos Pobres tem como finalidade viabilizar a igualdade de condições para o acesso e integração ao mundo do trabalho. Por meio de processos formativos, compostos por atividades teóricas e práticas, desenvolvem o senso crítico nos adolescentes, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de agir com maior autonomia, discernimento e responsabilidade na vida comunitária e social.

    Os cursos de qualificação e aprendizagem profissional são embasados na Lei da Aprendizagem (Decreto nº 9.579/2018).

    Cursos oferecidos em 2022-2023

    Operamos em 2022 e 2023 com 14 cursos:

    • Asseio e conservação
    • Assistente Administrativo
    • Assistente de Cabeleireiro
    • Corte, Costura e Modelagem Sustentável
    • Climatização e refrigeração
    • Desporto
    • Eletromecânica de Elevadores
    • Gastronomia
    • Manutenção de Computadores
    • Mecânica automotiva
    • Músico intérprete instrumentista
    • Projetista de Móveis
    • Serralheria
    • Vendas e atendimento

    Público-Alvo

    Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, e sem limite de idade para pessoas com deficiência.

    • Taxa de trabalhabilidade para os jovens que completam os cursos:

    *Nossos jovens encontraram dificuldades neste ano em função da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho

    jovens atendidos

    cursos oferecidos

    atendimentos realizados

    curso novo: Introdução à Ciência de Dados

    instrutores e profissionais envolvidos

    Voluntários

    OBS: (100% dos atendidos estão inseridos em escola regular, com média de 81% de frequência dos aprendizes nos cursos. 100% dos aprendizes que se formam indicariam os cursos da Fundação a outros jovens)

    ATENDIMENTO E PROJETOS

    ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

    O Acolhimento Institucional do Pão dos Pobres é um serviço de proteção que atende crianças e adolescentes, por determinação judicial, as quais foram afastadas de suas famílias por diversas violações de direitos. Tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral e os direitos fundamentais (saúde, educação, moradia, profissionalização, convivência familiar), previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, por meio das políticas públicas e das parcerias firmadas com o setor privado e sociedade civil.

    São oito unidades, que recebem crianças e adolescentes, seguindo um modelo arquitetônico semelhante ao de uma residência, acolhendo-os de forma personalizada. Cada unidade possui a sua equipe técnica, composta de psicólogo, assistente social, coordenação (guardião) e agentes de Ação Social (educadores sociais).

    Em 2023, entregamos para as crianças e adolescentes do Pão dos Pobres três Casas de Acolhimento Institucional totalmente reformadas internamente. Nosso prédio tradicional e tombado segue sendo revitalizado para melhorar, ainda mais, o atendimento aos jovens vítimas de vulnerabilidade social que atendemos, além do restauro das fachadas, que iniciará logo após a conclusão das reformas internas.

    São oito unidades, que acolhem crianças e adolescentes, seguindo um modelo arquitetônico semelhante ao de uma residência, respeitando a individualidade de cada um, de forma personalizada e humanizada. Cada unidade se constitui de uma equipe com psicólogo, assistente social, coordenação (guardião), educador líder, os educadores sociais de acolhimento e uma profissional responsável pela higienização da casa.

    Público-Alvo

    Crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

    crianças e adolescentes atendidos durante o ano

    atendimentos em 2022-2023

    funcionários

    voluntários

    Casas de Acolhimento Institucional

    ATENDIMENTO E PROJETOS

    SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA, FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL

    Garantir um espaço de proteção, defender o direito à infância e promover o exercício efetivo da cidadania: esse é o principal objetivo do serviço oferecido pelo Serviço de Convivência, fortalecimento de vínculos e Educação Integral no Pão dos Pobres.

    O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um espaço de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários por meio da convivência, socialização e acolhimento. É, também, um ambiente de formação para a participação e o exercício da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades das crianças e adolescentes. Atende 60 crianças e adolescentes com idades entre seis e quinze anos durante o turno inverso ao da escola. Abrange a região central de Porto Alegre.

    A Educação Integral do Pão dos Pobres tem o objetivo de garantir o desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, constituindo-se, assim, como projeto coletivo e compartilhado por todos envolvidos (crianças, adolescentes, famílias, educadores, gestores e comunidade local). Abrange estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos do Cristal, localizada na zona sul de Porto Alegre. São atendidas 150 crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos no formato de Educação Complementar, por meio da convivência saudável e do fortalecimento de vínculos, são proporcionadas atividades para crianças e adolescentes no horário inverso ao escolar.

    Em ambos os serviços, ocorrem oficinas culturais, pedagógicas e esportivas, realizadas em um ambiente acolhedor e afetivo, durante quatro horas de atendimento diário, em cada turno, nos 12 meses do ano.

    O trabalho é articulado com a Rede de Assistência Social e de Educação do Município, os Conselhos Tutelares, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Centro, além de convênios com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria de Educação (Smed), Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviços de Assistência Familiar, Secretarias da Saúde e da Educação.

    Atividades realizadas:

    • Oficinas pedagógicas
    • Esportes
    • Atividades culturais
    • Reforço escolar
    • Numeramento
    • Letramento
    • Educação do Sensível
    • Iniciação Científica

    Público-Alvo

    Crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco.

    crianças e adolescentes atendidos

    atendimentos em 2022-2023

    funcionários

    voluntários

    CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA DE TRABALHO

    Funcionários da Fundação O Pão dos Pobres

     

    Manutenção: A manutenção predial desempenha um papel fundamental na preservação e no bom funcionamento dos edifícios. Seus principais objetivos são garantir a segurança dos ocupantes, assegurar o pleno funcionamento de sistemas e equipamentos, prevenir danos e desgastes prematuros, reduzir custos de reparo e substituição, promover a eficiência energética, manter a estética e valorização do imóvel, além de prolongar a vida útil das instalações. Com uma abordagem proativa e planejada, a manutenção predial contribui para um ambiente seguro, confortável e sustentável. Principais serviços realizados no período 2022/2023. Manutenção e conservação das Casas de Acolhimento mantendo a infraestrutura adequada e atendendo os apontamentos do Ministério Público que faz vistorias semestrais. Infraestrutura para a Festa de Santo Antônio.

    Pintura do ginásio de esportes, Revitalização da Casa de acolhimento 2, Ativação do Elevador Social para atendimento das casas de acolhimento 2 e 4, revitalização das escadas e hall de entrada dos andares do Prédio Histórico, Acompanhamento da obra de revitalização do Prédio Histórico.



    Total de 207

    Manutenção: 10

    Cozinha: 17

    Serviços Gerais: 16

    Aprendizagem Profissional: 29

    Segurança e Portaria: 09

    Serviço de Convivência, fortalecimento de vínculos e Educação Integral: 12

    Administração: 09

    w

    Acolhimento Institucional: 120

    Voluntariado e Apadrinhamento afetivo

    Com a pandemia, suspendemos o programa de apadrinhamento afetivo em 2020. Já o trabalho voluntário seguiu. Porém, as atividades foram realizadas sempre de forma online com as crianças, adolescentes e jovens da Instituição.

    Voluntários: XX

    Diariamente, servimos cerca de 1.400 refeições, ultrapassando a marca de 511 mil refeições servidas durante o ano de 2020. Com a pandemia de Covid-19, entregamos cestas básicas às famílias com filhos cadastrados nos nossos projetos sociais.

    A estimativa é de termos entregue 575 cestas básicas em 2020.

    LA SALLE

    Desde 1916, imprimindo singelamente a filosofia que São João Batista de La Salle, os Irmãos Lassalistas são responsáveis pela Fundação O Pão dos Pobres. A direção é constituída por dois Irmãos nas funções de Diretor Geral e Diretor Administrativo, cargos indicados pelo Irmão Superior Provincial e nomeados pelo Arcebispo Metropolitano.

    Desde 1916, imprimindo singelamente a filosofia que São João Batista de La Salle, os Irmãos Lassalistas são responsáveis pela Fundação O Pão dos Pobres. A direção é constituída por dois Irmãos nas funções de Diretor Geral e Diretor Administrativo, cargos indicados pelo Irmão Superior Provincial e nomeados pelo Arcebispo Metropolitano.

    Atendendo os objetivos da campanha, passaram a ser desenvolvidos projetos, ações e dinâmicas de valorização e cuidado à vida, atendendo aos seguintes direitos:

    Como integrante da Rede La Salle, o Pão dos Pobres acompanha os conceitos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e suas campanhas, entre elas a "La Salle Construindo o Futuro", um movimento que envolve as unidades da Região Latino-Americana Lassalista - RELAL.

    Atendendo os objetivos da campanha, passaram a ser desenvolvidos projetos, ações e dinâmicas de valorização e cuidado à vida, atendendo aos seguintes direitos:

  • Direito à saúde
  • Direito de ser protegido da guerra
  • Direito a uma identidade
  • Direito à família
  • Direito de ser protegido da exploração
  • Direito à educação
  • Direito à igualdade e respeito às diferenças
  • Direito de ser protegido da violência
  • Direito à expressão
  • Essa campanha busca sensibilizar os membros da família Lassalista sobre a importância da promoção e da defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

    O Pão dos Pobres e a Agenda 2030

    A missão da Fundação O Pão dos Pobres está em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - o plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. O Plano Estratégico aborda o contexto social e econômico em que a organização se encontra e traz o posicionamento conceitual de pensamento sistêmico, cultura de inovação, orientação por processos e informações, desenvolvimento de parcerias, valorização das pessoas e aprendizado organizacional. Está desenvolvido em quatro eixos:

  • Planejamento e sustentabilidade
  • Gestão de pessoas
  • Visibilidade e inovação
  • Gestão eficaz dos processos
  • Em consonância aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplamos temáticas afins na pauta do nosso Plano de Gestão, como proposições para o desenvolvimento e modelagem sustentável, moda circular (por meio do brechó solidário) educação para a inclusão digital, políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Dentre elas: ações que dizem respeito ao combate à pobreza extrema e situação de precariedade em que vivem as crianças e adolescentes atendidos pelos nossos projetos sociais, com idades até 18 anos. Muitos têm seus direitos básicos desatendidos e vivem em situação e de miséria e de violência nas famílias e comunidades em que estão inseridas. O Pão dos Pobres se compromete com essa causa por meio dos projetos que desenvolve com esses públicos, garantindo saúde, alimentação, educação, moradia e dignidade. Em agosto de 2023 foi entregue a primeira etapa da reforma do prédio histórico, com melhorias para garantir habitabilidade para o acolhimento institucional, além de melhorias nas salas do SCFV. Em termos de aprendizagem profissional, o serviço atendeu 1.078 adolescentes em 2022 e xxx em 2023.Em todos os 14 cursos foram contemplados conteúdos direcionados para inclusão digital.

    Foram entregues, em 2022, 62 cestas básicas para a aprendizagem profissional, 71 para o acolhimento e 5 para o Serviço de Convivência, já em 2023, 42 cestas básicas para a aprendizagem profissional, 58 para o acolhimento e 2 para o Serviço de Convivência. , xxx peças de roupas para nosso público vulnerável.

    Também destacamos a questão da sustentabilidade, trabalhada nos anos mencionados. Temos projetos contínuos para desenvolver e conscientizar funcionários, voluntários, empresas parceiras e nossas crianças, adolescentes e jovens sobre a natureza e a necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Contamos, ainda, com uma horta orgânica, educação e implementação de descarte correto dos resíduos, bem como parceria com uma empresa que recupera e atualiza equipamentos eletrônicos obsoletos para ficarem viáveis para uso, e que são destinados para escolas e prefeituras. Promovemos palestras e oficinas que tratam, também, sobre a atenção à saúde mental, conscientização e respeito às diferentes etnias, diversidade de cor e de gênero existentes entre as comunidades.

    OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

    Na pauta do Plano de Gestão da Fundação O Pão dos Pobres, também estão contemplados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação proposto pela Agenda 2030 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

    Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. O Pão dos Pobres se compromete com essa causa.

    Uma das pautas que foram trabalhadas na Instituição no período 2022-2023 foi a questão da sustentabilidade. Temos projetos contínuos para desenvolver e conscientizar funcionários, voluntários, empresas parceiras e nossas crianças, adolescentes e jovens sobre a natureza e a necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Por isso, temos projetos com horta, educação e implementação de descarte correto de lixo, e aquecimento solar. Além disso, temos projetos para o futuro para transformar nosso abastecimento de energia elétrica com placas solares.

    INSERÇÕES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO

    Contamos com a participação efetiva em diferentes espaços:

    • Comitê EVESCA, comitê municipal com articulação com o PAIR;
    • Membro titular no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDICA;
    • Membro do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FEDCA;
    • Comitê EVESCA, comitê municipal com articulação com o PAIR;
    • Membro do CMDCA – Porto Alegre, como Conselheiro;
    • Membro do CMAS – Porto Alegre, como Conselheiro;
    • Participante do Fórum Municipal de Entidades nos respectivos Comitês (SCFV: Acolhimento; Aprendizagem; Cidade Escola);
    • Delegado do Orçamento Participativo OP – Porto Alegre. Integrante da CORAS – Centro;
    • ABCR-RS - Associação Brasileira dos Captadores de Recurso – Núcleo Sul, mensal;
    • AMCHAM Brasil – Câmara Americana do Comércio -Membro Executivo Representativo do 3° Setor, semanal.
    • Comissão Regional de Assistência Social CORAS, organismo consultivo do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social- a participação é assídua de forma mensal;
    • Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - EVESCA/PAIR, participação mensal;
    • Fórum de Entidades Não Governamental em Defesa a Criança e Adolescente, (Municipal e Estadual) - participação mensal;
    • Fórum Municipal de Aprendizagem de Porto Alegre - semanal;
    • Membro Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, pelo terceiro mandato, eleito pelo Fórum de Entidades;
    • Participação na Rede Socioassistencial dos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
    • Rede Socioassistencial dos CREAS - Centro de Referência Especial da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
    • Participação no Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa, na Escola Superior da Magistratura/AJURIS-RS.
    • Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, participação mensal;
    • Apoio da Secretaria da saúde com palestra e ônibus móvel para testagem rápida de DSTs.
    • Membro Conselheiro do Conselho Municipal da Saúde
    • Fórum Municipal de Aprendizagem de Porto Alegre - semanal;
    • Membro Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, pelo terceiro mandato, eleito pelo Fórum de Entidades;
    • Participação na Rede Socioassistencial dos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
    • Rede Socioassistencial dos CREAS - Centro de Referência Especial da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
    • Participação no Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa, na Escola Superior da Magistratura/AJURIS-RS;
    • Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente, participação mensal;
      Apoio da Secretaria da saúde com palestra e ônibus móvel para testagem rápida de DSTs;
    • Membro Conselheiro do Conselho Municipal da Saúde
    Acompanhe o nosso trabalho pelas redes sociais da Instituição.

    Facebook | Instagram | LinkedIn

    Rua da República, 801 | Porto Alegre/ RS | (51) 3433.6900
    www.paodospobres.org.br
    relacaoinstitucional@paodospobres.com.br