RELATÓRIO SOCIAL 2020

Transformando realidades

Neste documento, apresentamos o nosso Relatório Social do ano de 2020.
Com o objetivo de simplificar a comunicação e diminuir, com o passar do tempo, nossas impressões em papel, teremos apenas a versão online neste ano. O Relatório Social 2020 pretende mostrar de forma mais objetiva nossas ações do ano passado.
Você pode conferir cada um de nossos projetos, selecionando-os pelo menu, ou rolar a tela e acompanhar a sequência de nossas ações.

SOBRE

A Fundação O Pão dos Pobres executa programas, projetos e serviços na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, em especial com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Missão

Potencializar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioassistenciais.

Solidariedade

Transparência

Respeito à diversidade

Ética

Responsabilidade social e ambiental

Princípios cristãos

Desenvolvimento Integral

Voluntariado

Campanha Institucional 2019

MENSAGEM DA DIRETORIA

Já são 126 anos de transformação social. Transformamos realidades de muitas crianças, adolescentes e jovens e suas famílias através de diversos projetos sociais que foram se moldando ao longo da história do Pão dos Pobres. A estimativa é de que 90 mil jovens já passaram por aqui. Considerando uma família constituída por quatro pessoas, são 360 mil pessoas que, de alguma forma, foram impactadas pela nossa responsabilidade social.

A Instituição esteve sempre preocupada em ser fiel à finalidade fundacional, nos seus princípios educacionais e sociais, editados desde a sua fundação, buscando permanente atualização, conforme as necessidades de cada época. Acolheu, primeiramente, órfãos e viúvas. Várias mudanças ocorreram nesse tempo, atualizando e expandindo o atendimento àqueles que mais precisam e hoje as frentes de trabalho desenvolvidas são o Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral e a Aprendizagem Profissional.

É uma missão difícil justamente por atender pessoas vulneráveis. Transformamos essas realidades oferecendo-lhes o amor, o carinho, o respeito que talvez não tiveram, e dando-lhes um sentido de vida, mediante uma educação saudável integral, ou seja, física, intelectual, ética, moral, social e religiosa.

O ano de 2020 iniciou com muitos projetos, inclusive o andamento da reforma do nosso prédio tradicional. Porém, a pandemia fez com que precisássemos alterar nossa forma de atuar no dia-a-dia da Instituição. Com efeito devastador nas populações mais pobres, a pandemia provocada pelo Covid-19, e suas variantes vem sobrecarregando não apenas o sistema de saúde, mas também as organizações sociais, que atendem pessoas com alta vulnerabilidade.

O Pão dos Pobres precisou ainda mais do apoio da sociedade com o impacto da pandemia, tanto nas suas atividades quanto no que se refere à sua sustentabilidade. A recessão da economia e, consequentemente, do poder aquisitivo das pessoas e empresas, afetou diretamente nosso trabalho no último ano. O trabalho realizado pela Instituição contribui para o empoderamento de crianças e jovens na perspectiva de projetos de vida a médio e longo prazo. A Fundação precisou se adaptar totalmente para seguir o atendimento a cerca de 1.400 jovens.

Neste momento, é fundamental a união de esforços e a promoção de ações colaborativas para que o Pão dos Pobres consiga ampliar a visibilidade e o alcance de suas causas. Seguimos construindo sonhos e transformando realidades possíveis e realizáveis para crianças e adolescentes vulneráveis mesmo em tempos de pandemia. Por isso, ressalto o excelente trabalho educacional que está sendo realizado no Pão dos Pobres graças aos competentes coordenadores, supervisores, técnicos e eficientes profissionais contratados e voluntários, numa tarefa de união, de harmonia e da assunção corresponsável das atividades educativas pertinentes a cada um.

Em 2020, entregamos para as crianças e adolescentes do Pão dos Pobres três Casas de Acolhimento Institucional totalmente reformadas internamente. Nosso prédio tradicional e tombado segue sendo revitalizado para melhorar, ainda mais, o atendimento aos jovens vítimas de vulnerabilidade social que atendemos, além do restauro das fachadas, que iniciará logo após a conclusão das reformas internas.

As despesas implicam em milhões de reais. Mesmo com as dificuldades, podemos comemorar e afirmar que não faltou verba para fazer frente às despesas, graças às muitas doações em valores pecuniários, provenientes de doações via Funcriança, de doações de pessoas físicas ou jurídicas, via pix, boleto bancário, de doações por herança de imóveis, de bens móveis e valores em dinheiro. Quanto ao nosso cotidiano de atividades, temos os subsídios importantes a destacar que são os convênios com a Prefeitura Municipal, no Acolhimento Institucional e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e as parcerias com as empresas na profissionalização dos jovens aprendizes.

O que nos dá e nos dará garantias de continuidade da nossa missão é a percepção de que não estamos sozinhos. Todo apoio que nos é dado por tantos setores da sociedade é a forte razão da continuidade da obra, difícil, porém gratificante pelos resultados obtidos. Que se sintam recompensados pelo bem que ajudaram e ajudam a realizar.

Irmão Albano Thiele
Diretor Geral da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio

Corpo Diretivo

Irmão Albano Thiele - Diretor Geral
Irmão Elio Valandro - Diretor Administrativo
João Batista Machado da Rocha - Gerente Socioeducativo
Lairton Jaskulski - Contador
Valdenei Ernesto Bottaro Longoni - Coordenador de RH

Transformando realidades

Nosso objetivo é transformar a vida de todas as crianças, adolescentes e jovens que passam por aqui. É uma caminhada difícil, cheia de pedras e buracos, desvios e tempestades, mas seguimos caminhando em direção ao nosso objetivo com determinação e comprometimento. Temos a convicção de que, se não fosse assim, os nossos 1400 atendidos não sairiam da sua zona de conforto para encarar, com disciplina e persistência, a confiança no amanhã.

Os cursos de profissionalização da Aprendizagem Profissional, os afazeres das crianças e adolescentes que estão no Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral, e a vida nas Casas de Acolhimento Institucional desafiam a crença de que o hoje vale a pena para se conquistar uma caminhada menos desafiadora no futuro.

Já atendemos aproximadamente 90 mil crianças, adolescentes e jovens nestes 126 anos de história. Apesar de ser um número que mostra a grandiosidade do nosso trabalho, ficamos orgulhosos de ver cada transformação realizada aqui dentro. Nossos atendidos não são números. São pessoas que viram e vêem, de alguma forma, que podem transformar suas vidas no Pão dos Pobres. Cada transformação é única e especial.

Esse é o sentimento de toda a equipe de profissionais, que se depara com enormes desafios humanos, histórias tristes, repletas de mazelas sofridas. Graças a sua dedicação e competência, veem os rumos dos atendidos sendo modificados. As emoções extrapolam nas formaturas, quando os quase milagres se apresentam bonitos e orgulhosos para buscarem os seus canudos, chave para uma vida de sonhos, perspectivas e resgate da cidadania.

UM ANO DE DESAFIOS

O ano de 2020 foi repleto de desafios no Pão dos Pobres. Entretanto, nosso trabalho se mostrou ainda mais essencial para crianças, adolescentes e jovens que atendemos diariamente seja por meio das Casas de Acolhimento Institucional, seja através do Serviço de Convivência, fortalecimento de vínculos e Educação Integral, ou pela Aprendizagem Profissional. Nesse ano tão desafiador, cada empresa e cada pessoa, com seu apoio, fez parte do dia a dia de nossos atendidos de forma ainda mais significativa. Essas doações e parcerias nos ajudaram a manter nossos atendimentos e seguir em frente.

No início de 2020, ainda antes da pandemia no país, realizamos ações de inclusão social, jornada interna com os nossos educadores e promovemos alguns dias de praia e piscina para nossos acolhidos, além do início das atividades com os jovens da Aprendizagem Profissional.

No mês de março, com o distanciamento social, precisamos alterar nossa forma de trabalhar sem deixar de prestar todo apoio necessário às crianças, adolescentes e jovens. No nosso departamento de Recursos Humanos, iniciamos um período de trabalho em home office para nossos funcionários que poderiam exercer suas atividades afastados fisicamente. Os projetos sofreram alterações e seguiram em funcionamento para tentar minimizar os problemas sociais causados pela pandemia. As aulas da Aprendizagem Profissional iniciaram no formato online - e permaneceram assim até novembro.

Nos meses de abril, maio e junho, o apoio da sociedade se mostrou ainda mais presente no Pão dos Pobres. A solidariedade da comunidade porto-alegrense ajudou a organizar uma Páscoa solidária para nossas crianças e adolescentes, além de doações especiais ao nosso setor Financeiro. Na metade do ano, abrimos inscrições para o programa Jovem Aprendiz para aulas que iniciaram no segundo semestre de 2020.

Os meses seguintes foram marcados por uma campanha voluntária nas redes sociais com jornalistas, lideranças e personalidades gaúchas. O nosso objetivo era aumentar a visibilidade da nossa Instituição e do nosso trabalho. Tivermos participações espontâneas de pessoas como os jornalistas Kelly Matos, Juliana Palma, Felipe Vieira, Isabel Ferrari, André Machado e Cláudio Brito; o superintendente da Amcham Porto Alegre, Marcelo Rodrigues; a especialista em branding gastronômico e fundadora do Food-se, Vanessa Huguinin; o presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira; o presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret; o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira; o diretor de Operações do Jornal do Comércio, Giovani Tumelero; o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Paulo Kruse; a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Braga; empresários parceiros e voluntários da Instituição.

Em agosto, o Pão dos Pobres completou 125 anos de atuação. Não foi possível realizar uma festa em comemoração à data, em função da pandemia, mas celebramos de outra forma: com a entrega das reformas das Casas de Acolhimento Institucional. A reforma deixou os espaços ainda mais aconchegantes para as 120 crianças que vivem nas nossas dependências.

O segundo semestre também foi marcado por adaptações no nosso formato de trabalhar durante a pandemia, cumprindo todos os protocolos sanitários e tendo um cuidado extremo com as nossas crianças, adolescentes e jovens. Realizamos uma atividade especial no Dia das Crianças sem a presença da comunidade, mas com brinquedos doados e muita alegria.

Em novembro, tivemos o segundo processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz do ano. Desta vez, os selecionados foram chamados para os cursos do primeiro semestre de 2021. Neste mês, também recebemos um presente especial. O programa Galpão Crioulo, da RBSTV, realizou a reforma da nossa biblioteca, localizada na entrada da Aprendizagem Profissional. As gravações e a remodelagem da biblioteca empolgou nossos alunos. Os especiais foram veiculados no início de dezembro na televisão.

Mesmo com cuidados diferenciados, o Papai Noel não deixou de visitar nossas crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento Institucional. Recebemos diversos presentes da sociedade. Tivemos, ainda, uma ação de Natal realizada pelo Ministério Público em parceria com o Colégio Farroupilha e o Instituto Victoria Nahon. Os educandos da Aprendizagem Profissional não tiveram festa de formatura como tradicionalmente ocorre, em função da pandemia. Porém, saíram preparados para o mercado de trabalho e os desafios da vida profissional.

DOAÇÕES

O Pão dos Pobres é mantido por você que nos ajuda em diferentes frentes. Recebemos donativos de pessoas físicas - através de boletos, alimentos e valores entregues na portaria - e jurídicas - através de doações ou parcerias em projetos -, além de doações via Funcriança, programa Nota Fiscal Gaúcha, parcerias com a FASC e Secretaria Municipal da Educação/Prefeitura de Porto Alegre, locações de imóveis e inscrições em editais.

ATENDIMENTO E PROJETOS

A Fundação O Pão dos Pobres executa programas, projetos e serviços na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, em especial com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Construção de projetos de vida: essa é a base em que se alicerçam os seguintes serviços do Pão dos Pobres:

ATENDIMENTO E PROJETOS

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

O programa de Aprendizagem Profissional do Pão dos Pobres tem como finalidade viabilizar a igualdade de condições para o acesso e integração ao mundo do trabalho. Por meio de processos formativos, compostos por atividades teóricas e práticas, desenvolvem o senso crítico nos adolescentes, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de agir com maior autonomia, discernimento e responsabilidade na vida comunitária e social. Em 2020, nossas aulas ocorreram em formato híbrido - presenciais e online.

Os cursos de qualificação e aprendizagem profissional são embasados na Lei da Aprendizagem (Decreto nº 9.579/2018).

Cursos oferecidos em 2020

  • Curso de Aprendizagem Profissional
  • Assistente Administrativo (presencial e EAD)
  • Assistente de Cabeleireiro
    Corte, Costura e Modelagem
  • Sustentável
  • Desenvolvimento Web
  • Eletromecânica de Elevadores
  • Gastronomia
  • Manutenção de Computadores

Cursos oferecidos em 2020

  • Marcenaria
  • Mecânica Automotiva
  • Músico Instrumentista
  • Serralheria
  • Vendas e Atendimento
  • Curso Qualificação Profissional
  • Introdução à Ciência de Dados
  • Informática para o Mercado de Trabalho

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social

  • Taxa de trabalhabilidade para os jovens que completam os cursos: 60% 60%

*Nossos jovens encontraram dificuldades neste ano em função da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho

jovens atendidos

cursos oferecidos

atendimentos

curso novo: Introdução à Ciência de Dados

instrutores e profissionais envolvidos

Voluntários

ATENDIMENTO E PROJETOS

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral e os direitos fundamentais (saúde, educação, moradia, profissionalização, convivência familiar), previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, por meio das políticas públicas e das parcerias firmadas com o setor privado e sociedade civil. O Acolhimento Institucional do Pão dos Pobres protege e atende crianças e adolescentes que, por determinação judicial, foram afastadas de suas famílias por violação de direitos básicos.

São seis unidades, que recebem crianças e adolescentes, seguindo um modelo arquitetônico semelhante ao de uma residência, acolhendo-os de forma personalizada. Cada unidade possui a sua equipe técnica, composta de psicólogo, assistente social, coordenação (guardião) e agentes de Ação Social (educadores sociais).

Em 2020, entregamos para as crianças e adolescentes do Pão dos Pobres três Casas de Acolhimento Institucional totalmente reformadas internamente. Nosso prédio tradicional e tombado segue sendo revitalizado para melhorar, ainda mais, o atendimento aos jovens vítimas de vulnerabilidade social que atendemos, além do restauro das fachadas, que iniciará logo após a conclusão das reformas internas.

Público-Alvo

Crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco de alta complexidade.

crianças e adolescentes atendidos durante o ano

atendimentos em 2020

funcionários

voluntários

Casas de Acolhimento Institucional

ATENDIMENTO E PROJETOS

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA, FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL

Garantir um espaço de proteção, defender o direito à infância e promover o exercício efetivo da cidadania: esse é o principal objetivo do serviço oferecido pelo Serviço de Convivência, fortalecimento de vínculos e Educação Integral no Pão dos Pobres.

Por meio da convivência saudável e do fortalecimento de vínculos, proporciona atividades para crianças e adolescentes no horário inverso ao escolar. São oficinas culturais, pedagógicas e esportivas, realizadas em um ambiente acolhedor e afetivo, durante quatro horas de atendimento diário, em cada turno, nos 12 meses do ano.

O trabalho é articulado com a Rede de Assistência Social e de Educação do Município, os Conselhos Tutelares e o CRAS da região Centro. É conveniado à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e à Secretaria de Educação (Smed). Em 2020, as atividades iniciaram de forma presencial, passaram a ser realizadas de forma online com a pandemia, e terminaram de forma híbrida, com ações virtuais e presenciais.

Atividades realizadas:

  • Oficinas pedagógicas
  • Esportes
  • Atividades culturais
  • Reforço escolar
  • Numeramento
  • Letramento
  • Educação do Sensível
  • Iniciação Científica

Público-Alvo

Crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco.

crianças e adolescentes atendidos

atendimentos em 2020

funcionários

voluntários

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA DE TRABALHO

Temos uma equipe completa para a realização das nossas atividades.

Funcionários da Fundação O Pão dos Pobres

 

Total de 207

Manutenção: 10

Cozinha: 6

Serviços Gerais: 3

Aprendizagem Profissional: 16

Segurança e Portaria: 12

Serviço de Convivência, fortalecimento de vínculos e Educação Integral: 18

Administração: 15

w

Acolhimento Institucional: 127

Voluntariado e apadrinhamento afetivo

Com a pandemia, suspendemos o programa de apadrinhamento afetivo em 2020. Já o trabalho voluntário seguiu. Porém, as atividades foram realizadas sempre de forma online com as crianças, adolescentes e jovens da Instituição.

Voluntários: 40

Diariamente, servimos cerca de 1.400 refeições, ultrapassando a marca de 511 mil refeições servidas durante o ano de 2020. Com a pandemia de Covid-19, entregamos cestas básicas às famílias com filhos cadastrados nos nossos projetos sociais.

A estimativa é de termos entregue 575 cestas básicas em 2020.

LA SALLE

Desde 1916, imprimindo singelamente a filosofia que São João Batista de La Salle, os Irmãos Lassalistas são responsáveis pela Fundação O Pão dos Pobres. A direção é constituída por dois Irmãos nas funções de Diretor Geral e Diretor Administrativo, cargos indicados pelo Irmão Superior Provincial e nomeados pelo Arcebispo Metropolitano.

Como integrante da Rede La Salle, o Pão dos Pobres acompanha os conceitos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e suas campanhas, entre elas a “La Salle Construindo o Futuro”, um movimento que envolve as unidades da Região Latino-Americana Lassalista - RELAL.

Atendendo os objetivos da campanha, passaram a ser desenvolvidos projetos, ações e dinâmicas de valorização e cuidado à vida, atendendo aos seguintes direitos:

• Direito à saúde
• Direito de ser protegido da guerra
• Direito a uma identidade
• Direito à família
• Direito de ser protegido da exploração
• Direito à educação
• Direito à igualdade e respeito às diferenças
• Direito de ser protegido da violência
• Direito à expressão

Essa campanha busca sensibilizar os membros da família Lassalista sobre a importância da promoção e da defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Na pauta do Plano de Gestão da Fundação O Pão dos Pobres, também estão contemplados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação proposto pela Agenda 2030 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. O Pão dos Pobres se compromete com essa causa.

Uma das pautas que foram trabalhadas na Instituição em 2020 foi a questão da sustentabilidade. Temos projetos contínuos para desenvolver e conscientizar funcionários, voluntários, empresas parceiras e nossas crianças, adolescentes e jovens sobre a natureza e a necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Por isso, temos projetos com horta, educação e implementação de descarte correto de lixo, e aquecimento solar. Além disso, temos projetos para o futuro para transformar nosso abastecimento de energia elétrica com placas solares.

INSERÇÕES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO

Contamos com a participação efetiva em diferentes espaços:

  • Comitê EVESCA, comitê municipal com articulação com o PAIR;
  • Membro do CMDCA - Porto Alegre, como Conselheiro.
  • Membro do CMAS - Porto Alegre, como Conselheiro
  • Participante do Fórum Municipal de Entidades nos respectivos Comitês (SCFV: Acolhimento; Aprendizagem; Cidade Escola).
  • Delegado do Orçamento Participativo OP - Porto Alegre.
  • Integrante da CORAS - Centro.
  • ABCR-RS - Associação Brasileira dos Captadores de Recurso - Núcleo Sul, mensal.
  • AMCHAM Brasil-- Câmera Americana do Comércio -Membro Executivo Representativo do 3° Setor, semanal.
  • Comissão Regional de Assistência Social CORAS, organismo consultivo do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social- a participação é assídua de forma mensal;
  • Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - EVESCA/PAIR, participação mensal;
  • Fórum de Entidades Não Governamental em Defesa a Criança e Adolescente, (Municipal e Estadual) - participação mensal;
  • Fórum Municipal de Aprendizagem de Porto Alegre - semanal;
  • Membro Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, pelo terceiro mandato, eleito pelo Fórum de Entidades;
  • Participação na Rede Socioassistencial dos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
  • Rede Socioassistencial dos CREAS - Centro de Referência Especial da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
  • Participação no Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa, na Escola Superior da Magistratura/AJURIS-RS;
  • Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente, participação mensal;
    Apoio da Secretaria da saúde com palestra e ônibus móvel para testagem rápida de DSTs;
  • Membro Conselheiro do Conselho Municipal da Saúde
Acompanhe o nosso trabalho pelas redes sociais da Instituição.

Facebook | Instagram | LinkedIn

Rua da República, 801 | Porto Alegre/ RS | (51) 3433.6908
www.paodospobres.org.br
relacaoinstitucional@paodospobres.com.br