RELATÓRIO SOCIAL 2023

Transformando vidas, impactando histórias

Neste documento, apresentamos o nosso Relatório Social do ano de 2023. Com o objetivo de simplificar a comunicação e diminuir, com o passar do tempo, nossas impressões em papel, observando questões ambientais e sustentáveis, teremos apenas a versão online destas edições. O Relatório Social 2023 pretende mostrar nossas ações do ano passado, e as iniciativas que terão desdobramentos futuros.

Você pode conferir cada um de nossos projetos, selecionando-os pelo menu, ou rolar a tela e acompanhar a sequência de nossas ações.

Sobre

A Fundação O Pão dos Pobres executa programas, projetos e serviços na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, em especial com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Missão

Potencializar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioassistenciais.

Solidariedade
Ética
Princípios cristãos
Transparência
Respeito à diversidade
Responsabilidade social e ambiental
Desenvolvimento Integral
Voluntariado

MENSAGEM DA DIRETORIA

Em 128 anos de história, são inúmeras as realidades de vidas transformadas. A cada criança, adolescente ou jovem que chega à Fundação O Pão dos Pobres, o impacto social reverbera em suas famílias e comunidades. Estimamos que mais de 95 mil jovens já passaram por aqui. Considerando uma família constituída por quatro pessoas, são 380 mil pessoas que, de alguma forma, foram impactadas pela nossa responsabilidade social.

Sempre atento em manter-se fiel a sua finalidade fundacional nos seus princípios educacionais e sociais o Pão dos Pobres atravessou décadas, renovando seu propósito e adaptando-se aos cenários de cada época. Em seu nascedouro, em 1895, acolheu, primeiramente, órfãos e viúvas. Hoje atende àqueles que mais precisam e por meio dos projetos desenvolvidos: o Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral e a Aprendizagem Profissional.

Trata-se de um desafio diretamente proporcional à vulnerabilidade dos nossos públicos. Afinal, para transformar realidades tão complexas e duras é fundamental oferecer-lhes – e muitas vezes até apresentar-lhes – confiança, amor, dignidade e respeito a partir de uma educação saudável integral, ou seja, física, intelectual, ética, moral, social e religiosa.

Mesmo após quase três anos atípicos, com o mundo em estado de isolamento social e restrições de atendimentos presenciais devido à pandemia pela Covid-19, o Pão dos Pobres nunca interrompeu seus serviços essenciais. Alguns ajustes de cronogramas dos cursos foram necessários, mas tudo foi se encaminhando adequadamente. Foi por mérito do apoio da sociedade e de órgãos públicos que conseguimos atravessar esse período de incertezas.

E foi graças às muitas doações em valores pecuniários, provenientes do IRRF (via Funcriança) de pessoas físicas ou jurídicas, via pix, boleto bancário, de doações por herança de imóveis, de bens móveis e valores em dinheiro que chegamos em 2023 firmes, fortes e unidos. No que diz respeito ao cotidiano de atividades, temos os subsídios importantes como os convênios com a Prefeitura Municipal, no Acolhimento Institucional e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e as parcerias com as empresas na profissionalização dos jovens aprendizes. Nossos atendidos não são números. São vidas, histórias e realidades que podem e são transformadas no Pão dos Pobres. Esse é o sentimento de toda a equipe de profissionais que fazem parte da instituição, e todos os resultados obtidos são comemorados.

Assim também acontece com a sociedade: que todos nos sintamos recompensados pelo bem que constatamos em cada vida transformada.

Corpo Diretivo

Irmão Albano Thiele - Diretor Geral

TRANSFORMANDO VIDAS E HISTÓRIAS

Nossa missão é transformar a vida de todas as crianças, adolescentes e jovens que passam por aqui. Não fixamos nosso olhar nos desafios, mas em cada realidade que pode ser transmutada a partir do nosso trabalho.

Os cursos de profissionalização da Aprendizagem Profissional, as rotinas de interação das crianças e adolescentes que estão no Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral, e a vida nas Casas de Acolhimento Institucional nos faz ter e fortalecer nossa crença de que, a cada vida transformada, nos aproximaremos de uma sociedade mais justa e humanitária.

RELATÓRIO 2023

Os dois anos que antecederam 2023 foram de reencontro com um “novo normal”. As transformações nas rotinas e até no modo de conviver e reagir ao contato social depois de quase dois anos de isolamento e distanciamento exigiu muita criatividade, envolvimento e resiliência de toda a sociedade. Não foi diferente com as nossas equipes e de todos os nossos stakeholders. Porém, o Pão dos Pobres não suspendeu suas atividades em nenhum momento.

Alcançamos o ano de 2023 com novos aprendizados, energia renovada, necessidades e demandas represadas. Comemorações como a Páscoa e a tradicional Festa de Santo Antônio tiveram um novo significado: de reencontro e de união para um novo momento.

A entrega da primeira etapa da fachada restaurada no aniversário de 128 anos do Pão trouxe, além da revitalização do visual, uma nova vitalidade para o Pão dos Pobres. Seus atendidos, colaboradores e toda a sociedade receberam de volta o prédio histórico tombado à cena da capital gaúcha com muito carinho e expectativa.

Havia seis anos que a frente principal da edificação estava coberta por tapumes devido ao restauro realizado pela Studio 1 Arquitetura, sob o comando do arquiteto Lucas Volpatto.

A fachada principal do prédio, posicionada para as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, teve o acendimento da iluminação cênica, pela primeira vez, no dia 15 de agosto de 2023. Desde então, tem exibido o resultado da fase inicial da requalificação todas as noites, até às 22h. Metade do projeto foi concluído e a instituição vem buscando apoio para dar andamento às próximas etapas de restabelecimento total do edifício, que é tombado desde 2004 pelo município de Porto Alegre devido à peculiaridade e riqueza de suas características arquitetônicas e pela sua importância histórica para o Estado.

COMO APOIAR

O Pão dos Pobres é mantido por pessoas físicas e jurídicas que nos ajudam em diferentes frentes. Há várias maneiras de apoiar:

– Pessoas Físicas (por meio de boletos bancários, PIX, alimentos e valores entregues na portaria)

– Pessoas Jurídicas (por meio de doações ou parcerias em projetos)

– Pessoas Físicas ou Jurídicas: doações via IRRF (Funcriança)

– Programa Nota Fiscal Gaúcha

– Doações de roupas e utensílios domésticos em bom estado para o Brechó Solidário

– Voluntariado

Confira no nosso site www.paodospobres.org.br a melhor forma para você ou sua empresa apoiar o Pão dos Pobres, ou entre em contato com a Mobilização de Recursos pelo Telefone/Whatsapp (51) 98971.9615.

Outras fontes de recursos: – Parcerias com a FASC e Secretaria Municipal da Educação/Prefeitura de Porto Alegre – Participação em editais

ATENDIMENTO E PROJETOS

A Fundação O Pão dos Pobres executa programas, projetos e serviços na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, em especial com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Construção de projetos de vida: essa é a base em que se alicerçam os três eixos de trabalho do Pão dos Pobres. Conheça cada um deles:

Programa de Aprendizagem Profissional
Serviço e Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Educação Integral

ATENDIMENTO E PROJETOS

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

O programa de Aprendizagem Profissional do Pão dos Pobres tem como finalidade viabilizar a igualdade de condições para o acesso e integração ao mundo do trabalho. Por meio de processos formativos, compostos por atividades teóricas e práticas, desenvolvem o senso crítico nos adolescentes, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de agir com maior autonomia, discernimento e responsabilidade na vida comunitária e social.
Os cursos de qualificação e aprendizagem profissional são embasados na Lei da Aprendizagem (Decreto nº 9.579/2018).

Operamos em 2023 com 14 cursos:

Asseio e conservação

Assistente Administrativo

Assistente de Cabeleireiro

Corte, Costura e Modelagem Sustentável

Climatização e Refrigeração

Desporto

Eletromecânica de Elevadores

Gastronomia

Manutenção de Computadores

Mecânica automotiva

Músico intérprete instrumentista

Projetista de Móveis

Serralheria

Vendas e atendimento

Público-Alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, e sem limite de idade para pessoas com deficiência.

Taxa de trabalhabilidade para os jovens que completam os cursos:
jovens atendidos DIARIAMENTE
0
atendimentos realizados
0
instrutores e profissionais envolvidos
0
cursos oferecidos
0
Voluntários
0
taxa de trabalhabilidade
0

ATENDIMENTO E PROJETOS

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

O Acolhimento Institucional do Pão dos Pobres é um serviço de proteção que atende crianças e adolescentes, por determinação judicial, as quais foram afastadas de suas famílias por diversas violações de direitos. Tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral e os direitos fundamentais (saúde, educação, moradia, profissionalização, convivência familiar), previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, por meio das políticas públicas e das parcerias firmadas com o setor privado e sociedade civil.

São oito unidades, que acolhem crianças e adolescentes, seguindo um modelo arquitetônico semelhante ao de uma residência, respeitando a individualidade de cada um, de forma personalizada e humanizada. Cada unidade se constitui de uma equipe com psicólogo, assistente social, coordenação (guardião), educador líder, os educadores sociais de acolhimento e uma profissional responsável pela higienização da casa.

Reproduzir vídeo

Público-Alvo

Crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

crianças e adolescentes atendidos durante o ano (RESIDENTES)
0
Atendimentos
0
Funcionários
0
Voluntários
0
Casas de Acolhimento Institucional
0
ATENDIMENTO E PROJETOS

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA, FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL

Garantir um espaço de proteção, defender o direito à infância e promover o exercício efetivo da cidadania: esse é o principal objetivo do serviço oferecido pelo Serviço de Convivência, fortalecimento de vínculos e Educação Integral no Pão dos Pobres.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um espaço de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários por meio da convivência, socialização e acolhimento. É, também, um ambiente de formação para a participação e o exercício da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades das crianças e adolescentes. Atende 60 crianças e adolescentes com idades entre seis e quinze anos durante o turno inverso ao da escola. Abrange a região central de Porto Alegre.

A Educação Integral do Pão dos Pobres tem o objetivo de garantir o desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, constituindo-se, assim, como projeto coletivo e compartilhado por todos envolvidos (crianças, adolescentes, famílias, educadores, gestores e comunidade local). Abrange estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos do Cristal, localizada na zona sul de Porto Alegre. São atendidas 150 crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos no formato de Educação Complementar, por meio da convivência saudável e do fortalecimento de vínculos, são proporcionadas atividades para crianças e adolescentes no horário inverso ao escolar.

Em ambos os serviços, ocorrem oficinas culturais, pedagógicas e esportivas, realizadas em um ambiente acolhedor e afetivo, durante quatro horas de atendimento diário, em cada turno, nos 12 meses do ano.

O trabalho é articulado com a Rede de Assistência Social e de Educação do Município, os Conselhos Tutelares, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Centro, além de convênios com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria de Educação (Smed), Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviços de Assistência Familiar, Secretarias da Saúde e da Educação.

Atividades realizadas:

Oficinas pedagógicas

Esportes

Atividades culturais

Reforço escolar

Numeramento

Letramento

Educação do Sensível

 

Público-Alvo

Crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco.

crianças e adolescentes atendidos
0
atendimentos 2023
0
Funcionários
0
Voluntários
0

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA DE TRABALHO

Funcionários da Fundação O Pão dos Pobres

Manutenção: A manutenção predial desempenha um papel fundamental na preservação e no bom funcionamento dos edifícios. Seus principais objetivos são garantir a segurança dos ocupantes, assegurar o pleno funcionamento de sistemas e equipamentos, prevenir danos e desgastes prematuros, reduzir custos de reparo e substituição, promover a eficiência energética, manter a estética e valorização do imóvel, além de prolongar a vida útil das instalações. Com uma abordagem proativa e planejada, a manutenção predial contribui para um ambiente seguro, confortável e sustentável.

Principais serviços realizados no período 2023:

• Manutenção e conservação das Casas de Acolhimento mantendo a infraestrutura adequada e atendendo os apontamentos do Ministério Público que faz vistorias semestrais;

• Infraestrutura para a Festa de Santo Antônio;

• Pintura do ginásio de esportes, Revitalização da Casa de acolhimento 2;

• Ativação do Elevador Social para atendimento das casas de acolhimento 2 e 4;

• Revitalização das escadas e hall de entrada dos andares do Prédio Histórico;

• Acompanhamento da obra de revitalização do Prédio Histórico.

Total de 207

Manutenção

Serviços Gerais: 16

Segurança e Portaria: 09

Administração: 09

Cozinha: 17

Aprendizagem Profissional: 29

Serviço de Convivência, fortalecimento de vínculos e Educação Integral: 12

Acolhimento Institucional: 120

Diariamente, servimos cerca de 42.000 refeições por mês, ultrapassando a marca de 504 mil refeições servidas durante o ano de 2023.

LA SALLE

Desde 1916, imprimindo singelamente a filosofia que São João Batista de La Salle, os Irmãos Lassalistas são responsáveis pela Fundação O Pão dos Pobres. A direção é constituída por dois Irmãos nas funções de Diretor Geral e Diretor Administrativo, cargos indicados pelo Irmão Superior Provincial e nomeados pelo Arcebispo Metropolitano.

Como integrante da Rede La Salle, o Pão dos Pobres acompanha os conceitos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e suas campanhas, entre elas a “La Salle Construindo o Futuro”, um movimento que envolve as unidades da Região Latino-Americana Lassalista – RELAL.

Atendendo os objetivos da campanha, passaram a ser desenvolvidos projetos, ações e dinâmicas de valorização e cuidado à vida, atendendo aos seguintes direitos:

• Direito à saúde
• Direito de ser protegido da guerra
• Direito a uma identidade
• Direito à família
• Direito de ser protegido da exploração
• Direito à educação
• Direito à igualdade e respeito às diferenças
• Direito de ser protegido da violência
• Direito à expressão

Essa campanha busca sensibilizar os membros da família Lassalista sobre a importância da promoção e da defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O Pão dos Pobres e a Agenda 2030

A missão da Fundação O Pão dos Pobres está em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – o plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.

O Plano Estratégico aborda o contexto social e econômico em que a organização se encontra e traz o posicionamento conceitual de pensamento sistêmico, cultura de inovação, orientação por processos e informações, desenvolvimento de parcerias, valorização das pessoas e aprendizado organizacional. Está desenvolvido em quatro eixos:

• Governança e sustentabilidade
• Gestão de pessoas
• Visibilidade e inovação
• Gestão dos processos

Em consonância aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplamos temáticas afins na pauta do nosso Plano de Gestão, como proposições para o desenvolvimento e modelagem sustentável, educação para a inclusão digital, políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Dentre elas: ações que dizem respeito ao combate à pobreza extrema e situação de precariedade em que vivem as crianças e adolescentes atendidos pelos nossos projetos sociais, com idades até 18 anos. Muitos têm seus direitos básicos desatendidos (ou violados) e vivem em situação e de miséria e de violência nas famílias e comunidades em que estão inseridas.

O Pão dos Pobres se compromete com essa causa por meio dos projetos que desenvolve com esses públicos, garantindo alimentação, medicações, educação, moradia e dignidade. Durante o ano de 2023 foram servidas 504 mil refeições. No mês de agosto, foi entregue a primeira etapa da reforma do prédio histórico, com melhorias para garantir habitabilidade para o acolhimento institucional, além de melhorias nas salas do SCFV.

Em termos de aprendizagem profissional, o serviço atendeu 980 jovens em 2023, e, em todos os 14 cursos, foram contemplados conteúdos direcionados para inclusão digital.

Também destacamos a questão da sustentabilidade, trabalhada em 2023. Temos projetos contínuos para desenvolver e conscientizar funcionários, voluntários, empresas parceiras e nossas crianças, adolescentes e jovens sobre a natureza e a necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Contamos, ainda, com uma horta orgânica, educação e implementação de descarte correto dos resíduos.

Com relação ao quesito sustentabilidade, o Pão dos Pobres participa do Programa Sustentare, que trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado do Rio Grande do Sul. Aprendizes dos cursos de Manutenção recuperam maquinários obsoletos e são incentivados a desenvolver um caráter inovador e propositivo com relação ao lixo eletrônico. Estas ações viabilizam mudanças comportamentais e o aumento do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos, a ações de inclusão social, bem como a preservação do meio ambiente. Após a restauração, os computadores são destinados para escolas e prefeituras.

Promovemos palestras e oficinas que tratam, também, sobre a atenção à saúde mental, conscientização e respeito às diferentes etnias, diversidade de cor e de gênero existentes entre as comunidades.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Na pauta do Plano de Gestão da Fundação O Pão dos Pobres, também estão contemplados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação proposto pela Agenda 2030 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. O Pão dos Pobres se compromete com essa causa.

Uma das pautas que foram trabalhadas na Instituição no período de 2023 foi a questão da sustentabilidade. Temos projetos contínuos para desenvolver e conscientizar funcionários, voluntários, empresas parceiras e nossas crianças, adolescentes e jovens sobre a natureza e a necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Por isso, temos projetos com horta, educação e implementação de descarte correto de lixo, e aquecimento solar.

INSERÇÕES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO

Contamos com a participação efetiva em diferentes espaços:

• Membro titular no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDICA;
• Membro do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FEDCA;
• Comitê EVESCA, comitê municipal com articulação com o PAIR;
• Membro do CMDCA – Porto Alegre, como Conselheiro;
• Membro do CMAS – Porto Alegre, como Conselheiro;
• Participante do Fórum Municipal de Entidades nos respectivos Comitês (SCFV: Acolhimento; Aprendizagem; Cidade Escola);
• Delegado do Orçamento Participativo OP – Porto Alegre. Integrante da CORAS – Centro;
• ABCR-RS – Associação Brasileira dos Captadores de Recurso – Núcleo Sul, mensal;
• AMCHAM Brasil – Câmara Americana do Comércio -Membro Executivo Representativo do 3° Setor, semanal;
• Comissão Regional de Assistência Social CORAS, organismo consultivo do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social- a participação é assídua de forma mensal;
• Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – EVESCA/PAIR, participação mensal;
• Fórum de Entidades Não Governamental em Defesa a Criança e Adolescente, (Municipal e Estadual) – participação mensal;
• Participação no Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa, na Escola Superior da Magistratura/AJURIS-RS.

• Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, participação mensal;
• Apoio da Secretaria da saúde com palestra e ônibus móvel para testagem rápida de DSTs.
• Fórum Municipal de Aprendizagem de Porto Alegre – semanal;
Membro Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, pelo terceiro mandato, eleito pelo Fórum de Entidades;
• Participação na Rede Socioassistencial dos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
• Rede Socioassistencial dos CREAS – Centro de Referência Especial da Assistência Social, participação em reuniões em que somos solicitados, ou que solicitamos;
• Participação no Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa, na Escola Superior da Magistratura/AJURIS-RS;
• Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente, participação mensal;
• Apoio da Secretaria da saúde com palestra e ônibus móvel para testagem rápida de DSTs;
• Membro Conselheiro do Conselho Municipal da Saúde.