Biblioteca do Pão dos Pobres é reinaugurada

Nesta quinta-feira, 05/12, foi reinaugurada a Biblioteca do Pão dos Pobres — agora Biblioteca Marlene Machado da Rocha, após revitalização da Associação Arquitetos Voluntários.

Após ser devastada pelas severas enchentes de maio, tendo ficado submersa por dias e interditada por semanas, o espaço passou por uma restauração de sete meses. Infelizmente, 10 mil exemplares do acervo foram perdidos, mas agora a biblioteca voltou a funcionar totalmente repaginada.
O novo nome é uma homenagem à mãe do gerente do Pão, João Rocha, que além de ter sido professora, foi uma mulher forte, resiliente e exemplo de dedicação e acolhimento. A partir de agora, a Biblioteca Marlene Machado da Rocha faz parte de novos capítulos da história do Pão dos Pobres e de toda a cidade, que poderá acessar o seu acervo que atualmente está com quase 6 mil títulos – todos doados.

O processo de restauração incluiu a construção de paredes mais resilientes, além da renovação de móveis, rede elétrica, climatização e sinalização, com novos equipamentos e a reconstituição de parte do acervo. A arquiteta Ana Lúcia Richter Dreyer foi responsável pelo projeto de recuperação, com apadrinhamento da Associação Sou de Fazer e apoio da Soprano e Retomada RS.
A Orquestra Jovem do RS fez uma apresentação e encantou todos os presentes, enquanto as jovens do curso de Gastronomia serviram um belo café da manhã.
Mais uma vez, o Pão dos Pobres agradece imensamente toda a dedicação, mobilização e entrega feita por todos os voluntários envolvidos.

Fotos: Betina Dalla Rosa/Divulgação Arq. Voluntários

Compartilhe:

Search

Categorias

Destaques

Confira OUTRAS NOTÍCIAS