As atividades dos cursos de aprendizagem profissional do Pão dos Pobres preparam novos profissionais para o mercado de trabalho. Muitas das formações oferecidas na instituição, até mesmo, podem ser desenvolvidas de forma autônoma, como é o caso do curso Corte, Costura e Modelagem Sustentável.
A formação profissional oferecida no Pão é pensada para que o jovem entenda que todo projeto começa com a etapa de “penso”, ou seja, de planejamento.
A turma de Corte e Costura compartilhou registros de suas atividades que confirmam a execução do planejamento também na área da moda.
Inicialmente, as jovens prepararam um painel de inspiração – ou moodboard, como é chamado no setor de design. Esse material pode definir o sucesso de uma coleção inclusive.
Essa etapa faz parte dos exercícios de criatividade do curso, com o objetivo de estimular a pesquisa e combinação de imagens por meio da técnica de colagem. A proposta contempla uma coleta de referências para o desenvolvimento posterior de peças de uma coleção. São coletadas referências de cores, texturas, tecidos e imagens.
Outro momento registrado foi a produção de nécessaires. Essa peça básica pode ser o início de um projeto profissional para as jovens aprendizes, se transformando em produto para futura comercialização. Esse é o tipo de artigo que se encaixa muito bem no conceito de modelagem sustentável, pois pode ser produzido a partir de sobras de tecidos ou reaproveitamento de materiais recicláveis.
Confira imagens dos trabalhos realizados: