Cinco jovens aprendizes do Pão dos Pobres – Erick Carpes, Maiara Almeida, Manuela Santos, Evelyn Lediane, Lavinia Farias -, quatro do curso de Manutenção de Computadores e uma do curso de Gastronomia, conquistaram o segundo lugar em um dos maiores eventos de inovação do Brasil, que aconteceu de forma online na última quarta-feira, 28 de junho. O grupo representou o Rio Grande do Sul no Innovation Camp, uma competição promovida pela ONG Junior Achievement em parceria com a Dell Technologies.
Para alcançar essa classificação, os jovens projetaram um aplicativo para promover a inclusão de mulheres desempregadas e mães solo no mercado de trabalho – o Mommy’s ON. O aplicativo reúne formação e chat para troca de experiências entre as mães. Em uma primeira etapa, o projeto conquistou o primeiro lugar no RS.
De acordo com a pedagoga Débora Nuñes de Almeida, a experiência para os jovens aprendizes do Pão foi muito significativa. “Eles desenvolveram o senso crítico, o aumento de repertório, aprenderam como dar vida para uma ideia, desenvolvendo um modelo de negócio dentro da metodologia do Design Thinking, método que pode ser aplicado em qualquer área da vida. Cresceram muito no decorrer do processo.” Débora reforça o empenho da equipe, que contou com a coordenadora da Aprendizagem Profissional do Pão, Simone Quadros, e o educador Juliano Machado. “Os incentivos foram fundamentais para apoiar e engajar os jovens”, completa.
O objetivo do programa Innovation Camp é que estudantes, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto pela empresa. Durante o processo, os alunos contam com a ajuda de mentores e voluntários que os auxiliam durante o desenvolvimento da ideia.
Este ano, o tema proposto pelo certame foi “Como trabalhar a diversidade e sentimento de pertencimento de grupos representativos nas organizações?” Participaram 400 equipes, reunindo 2 mil alunos de escolas públicas e privads do Brasil.