Nesta quarta-feira, 06 de setembro, a Fundação está recebendo três estudantes francesas da La Salle Beauvais –França. Elas cursam Nutrição e Engenharia de Alimentos e cursarão algumas disciplinas dessas áreas da graduação em caráter de mobilidade acadêmica (intercâmbio). Até dezembro elas têm a missão universitária de participar de um projeto social e receberam a indicação do Pão dos Pobres para conhecerem e aprenderem sobre nossas rotinas e apoiar na cozinha. Elas foram recepcionadas pela nutricionista Andressa Brito, responsável pelo setor.
Marie, Sophie e Vinciane têm entre 19 e 20 anos de idade e estão no 5º semestre do curso. Aprenderam nosso idioma em pouco tempo e conseguem se expressar em português. Marie é a mais jovem do trio e está pela primeira vez no Brasil e não tinha ainda ouvido falar da instituição, mas diz que existem outras parecidas em seu país. “Estou muito feliz e orgulhosa de poder vivenciar algo assim do outro lado do mundo. Venho aqui como parte de meu trabalho escolar”.
Vinciane vem da Unilasalle Beauvais, na França, e está no 3º ano de Engenharia de Alimentos. “É gratificante descobrir um novo modo de vida e uma nova cultura. Nunca tinha estado no Brasil, mas gosto muito do país. Espero que possamos ser úteis. Já viajei para a Europa com a minha família e para África para cuidar de crianças”, revela.
Sophie vem pela primeira vez ao Brasil também. Já viajou para a Espanha, Itália, Países baixos e Inglaterra. “No Pão dos Pobres espero poder conversar com as crianças e aprender mais sobre cultura e rotina de aprendizagem. Já fiz um estágio em uma escola primária na Inglaterra, e vai ser interessante comparar os métodos de ensino. Ainda não tinha ouvido falar da instituição, mas desde que estou no Brasil, nossos professores nos falaram sobre a fundação”, esclarece.