No dia 15 de agosto a Fundação O Pão dos Pobres completa 128 anos e, para comemorar, vai presentear a sociedade com a entrega da primeira etapa do restauro da fachada principal. O prédio está passando por um longo período de restauro, que envolve equipes competentes e dedicadas, sob o comando do arquiteto Lucas Volpatto, da Studio 1 Arquitetura. O trabalho só é possível graças ao apoio e recursos que envolvem alguns parceiros.
A frente do prédio, posicionada para as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros será iluminada às 19h para exibir o resultado da fase inicial da requalificação da frente principal. A edificação vem sendo restaurada desde 2017 pela equipe Studio 1 Arquitetura, sob o comando do arquiteto Lucas Volpatto, já passou por diversas fases e vem buscando apoio para conseguir dar andamento às próximas etapas. Até o momento, metade do projeto foi concluído.
O edifício foi tombado em 2004 pelo município de Porto Alegre devido à peculiaridade e riqueza de suas características arquitetônicas e também pela sua importância histórica.
“Estamos muito satisfeitos por devolver nosso patrimônio histórico à sociedade. O prédio tombado é um dos mais lindos cartões postais da cidade e o Pão dos Pobres realiza, por meio da administração Lassalista, um trabalho social de excelência. Tudo o que fazemos só é possível graças à arrecadação financeira oriunda prioritariamente de empresas, doações espontâneas de pessoas físicas, destinação de verbas por meio de convênios públicos e sociedade civil. Sentimo-nos amparados e motivados a levar adiante nossa missão.” destaca o diretor-geral da entidade, Irmão Albano Thiele.