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MP lança aplicativo para apoiar crianças e adolescentes acolhidos

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As mais de 70 entidades de acolhimento institucional da rede de Porto Alegre contam agora com um aplicativo de celular que vai aproximar sonhos e necessidades de crianças e adolescentes acolhidos com a sociedade que tem interesse em ajudar.

O Ministério Público do Estado (MP) lançou hoje, 14 de junho, o aplicativo “Adote um amanhã”. O foco é apoiar demandas individuais e coletivas de abrigos e casas-lares, oportunizando a interação com a comunidade numa forma de complementar o atendimento oferecido.

A Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Dra. Cinara Vianna Dutra Braga, reforça o objetivo do MP com essa ferramenta. “Com esse aplicativo, estamos buscando a efetivação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, inclusive convivência comunitária”, esclarece.

Por meio do aplicativo, as instituições fazem o cadastro dos desejos individuais de seus acolhidos ou mesmo de necessidades coletivas e, da mesma forma, pessoas físicas ou jurídicas podem cadastrar o que têm para oferecer. O cruzamento de demandas e ofertas acontece – “deu match!” –, e o atendimento é encaminhado.
Podem ser oferecidos bens e serviços, horas de voluntariado, atendimentos de saúde, cotas de aprendizagem profissional, vagas de estágio, e o que o interessado tiver à disposição.

O gerente socioeducativio João Rocha e Lisiane Botelho, da Captação do Pão dos Pobres, acompanharam o lançamento da ferramenta. Lisiane destaca a contribuição que o aplicativo possibilita ao intermediar essa aproximação com a sociedade. “Todas as instituições da rede de Porto Alegre estão cadastradas no aplicativo. Esta é uma excelente oportunidade para a comunidade apoiar, conferindo exatamente demandas específicas das crianças e adolescentes institucionalizados.” O Pão dos Pobres conta com seis casas de Acolhimento Institucional, atendendo cerca de 120 crianças e adolescentes, de zero a 18 anos.

O aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativos iOs e Adroid.

E já “deu match!”
Logo depois de lançado o aplicativo, já tinha gente interessada em realizar sonhos e atender demandas. Além de alimentos, como leite, bolacha, feijão e cesta básica, itens como uma chaleira elétrica, atendimento de dentista, calçados, bicicleta infantil, material escolar, entre outros pedidos, já estavam sendo cruzados pelo aplicativo e encontrando quem estava precisando.